O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Lioberto Ubirajara Caetano de Souza, explicou que o primeiro lote de veículos e equipamentos que está sendo entregue, com seis caminhonetes 4 x4, equipadas com kits móveis de combate a incêndios florestais, no valor de R$1 milhão e setenta mil reais, faz parte de um projeto de ação cooperada que foi traçado em parceria com entidades como a Emater-RO; a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri) e a Secretaria de Desenvolvimento Ambiental (Sedam); para formação de brigadas rurais de orientação aos produtores para o combate a incêndios florestais. O projeto, estimado em R$15 milhões, é financiado pelo Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com a finalidade de promover projetos para a prevenção e o combate ao desmatamento, bem como a conservação e o uso sustentável das florestas, com recursos sob a forma de financiamentos não reembolsáveis.
De acordo com o comandante, este projeto é muito mais que um programa de desenvolvimento, que teve seu planejamento aprovado pela Assembleia Legislativa e que receberá ainda a contrapartida do governo na reforma de um angar, onde serão abrigados dois aviões que estão sendo adquiridos nos próximos lotes, incluindo caminhões de combate a incêndios, equipamentos operacionais, bombas, abafadores, equipamentos de comunicação, de apoio técnico e de proteção individual. “Futuramente será abrigada a área de aviação do governo, para atender a Sedam, a Sesdec e os Bombeiros. Agradecemos à visão ampla do governador Confúcio Moura, que acreditou nesse projeto que servirá de instrumento de trabalho para profissionais civis e militares”, destacou o coronel Lioberto.
Junto à entrega dos equipamentos de combate a incêndio, foram entregues também três caminhonetes para as secretarias regionais de Guajará-Mirim, Ariquemes e Vilhena. De acordo com o secretário de Planejamento, George Braga, os veículos servirão para aproximar as ações do governo nas localidades para onde serão destinados, da população beneficiária dos serviços.
Para o governador, as aquisições de equipamentos mostram o quanto o governo evoluiu, pois não tinha nem um avião e hoje são três, ‘graças ao empenho do coronel Caetano’, além de mais dois aviões que estão previstos nesse programa. “O Estado poderá prestar um socorro de graça, a alguém que precise, por exemplo, em Costa Marques. Para quem não tinha nada, veja o quanto já evoluímos”, destacou Confúcio Moura.
O secretário-adjunto da Sesdec, José Carlos Reis, também elogiou a ação do governo em equipar o Corpo de Bombeiros “numa ação concreta que instrumentaliza o setor de Segurança Pública”. Para ele, é muito bom ver o patamar em que se encontra o CB, demonstrando o compromisso em prestar serviço de segurança com qualidade, agindo no combate a incêndio, preocupado com o Meio Ambiente e a qualidade de vida da população, bem como elogiou a toda a corporação que “tem honra e privilégio no ideal de servir a sociedade”.
A solenidade de entrega de veículos e equipamentos foi prestigiada pela Banda de Música da Polícia Militar, que tocou o Hino Céus de Rondônia durante a abertura da cerimônia. Antes, porém, o Tenente PM Sanches fez a apresentação da tropa ao governador Confúcio Moura.
Também participaram do evento o subcomandante geral da Polícia Militar, Coronel José Carlos Gomes da Rocha; o secretário-chefe da Casa Civil, Marco Antonio de Faria; os deputados estaduais Jean Oliveira e Luizinho Goebel; a vereadora Ana Maria Negreiros; Tenente Cristina, representando o Comando da Base Aérea; o secretário da Seagri, Evandro Padovani; o diretor-geral do DER, Lúcio Mosquini; secretário-adjunto da Sedam, Francisco de Sales Oliveira dos Santos; vereador Júlio Donadon, de Vilhena; e os secretários regionais: Susana Curi, de Guajará-Mirim; Rony Argeu, de Ariquemes e Josué Donadon, de Vilhena.
Fonte: Decom
